Ao longo dos 11 primeiros artigos, abordamos aspectos como caráter, atitudes, perfil, atributos, características, estratégias e tantas outras coisas vividas por Jesus, que tornam possível a orquestração de um líder exemplar.
Inúmeros artigos e livros foram escritos sobre liderança, cada um desses artigos pertinentes ao propósito de aprimoramento profissional. Além disso, visam estimular as melhores atitudes das pessoas empenhadas em conduzir outras para um melhor desempenho.
Difícil estabelecer prioridades; cada aspecto é uma lição preciosa. Poderia enfatizar quatro vetores que, em minha opinião, servem de guia para os líderes que buscam aprimoramento na sua vida pessoal e profissional:
1. Propósito
Cristo recebeu uma missão que requeria empatia, compaixão, altruísmo e gentileza para deixar seu legado em pouco tempo. Embora cheio de poder, Jesus não foi arrogante ou hipócrita. Prezava a verdade, tinha bons hábitos e não buscava prazeres imediatos como gratificação. Estrategicamente projetava o futuro na preparação de seus discípulos. Ensinava o que vivia e vivia o que ensinava. Assim deve ser o líder atual.
2. Conhecimento
Os líderes empresariais atuais não conseguem ter a onisciência de Jesus, mas devem ter profundo conhecimento de sua linha de produtos, dos desejos de seus clientes, dos diferenciais de seus concorrentes, dos benefícios de seus fornecedores, das limitações fiscais, do meio ambiente, enfim, de tudo que envolva seus negócios.
3. Humildade
Embora sejam poderosas, as pessoas na posição de liderança devem ter como grande virtude a humildade. Devem ser individuos sociais capazes de suportar pressões, sem odiar, falar mal ou reclamar da situação ou das pessoas que estão ao seu redor. A arrogância afasta bons seguidores.
“Faça aos outros o que gostaria que fizessem a você”, comumente conhecida como “A Regra de Ouro”, é de fato um princípio bíblico.
Lucas 6:31 registra Jesus dizendo: “Como quereis que os homens vos façam, assim fazei- o vós também a eles.”
Em Mateus 7:12, Jesus diz: “Tudo quanto, pois, quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles; porque esta é a lei e os profetas.”
Somente os humildes têm a capacidade de perceber que não sabem tudo; assim, ficam dispostos a aprender. Quanto mais sabemos, mais identificamos o quanto não sabemos. A ciência está em contínua evolução. Existem sabedorias, muitas vezes ocultas, que podem ser encontradas na literatura e em palestras nas redes sociais.
4. Comunicação
A essência da liderança está em atitudes que refletem seu caráter; dentre elas, a comunicação, a que mais integra pessoas.
O líder que tem um propósito, uma estratégia, um ponto de vista educativo, metas, têm que comunicar a todos suas ideias para que elas sejam disseminadas.
Os liderados são ansiosos em saber o que seu líder pensa e o que espera deles.
“Então o Senhor me respondeu e disse: Escreve a visão, e torna-a bem legível sobre tábuas, para que a possa ler o que correndo passa.” Habacuque 2.2
Há poder na palavra! O que a língua do líder declara, acontecerá. Ao se comunicar com os liderados, o líder pode e deve colocar as pessoas para cima, elogiar mais do que criticar.
Um líder é um bom contador de histórias; histórias que inspiram, que motivam, que levam seus liderados ao crescimento!
Colocar o liderado como protagonista de histórias de sucesso tem um efeito surpreendente.
Assim como você pode se considerar um abençoado, abençoe também suas equipes e seus liderados; o melhor desempenho deles se refletirá no seu.
Agora você já tem estímulos e motivos para tornar-se um grande líder.
Acredite em você! Sua jornada de líder será gratificante. Se, em algum momento, encontrar-se em uma situação de dúvida, quando não estiver seguro para tomar uma decisão, com medo de errar, entregue seu problema para Jesus: O que Ele faria em seu lugar naquele momento?
Faça seu plano estratégico. Reveja suas atitudes, redefina suas metas, mude antes que seja obrigado a mudar!
“Que diremos pois a essas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? Aquele que nem a seu próprio filho poupou, antes o entregou por todos nós, como não nos dará também com ele todas as coisas?” Romanos, 8:31,32
Seja abençoado! Se precisar de um mentor para auxiliá-lo, estou à sua disposição. Entre em contato comigo para trocarmos ideias:
fullmann@aeducator.com.br
(11) 98433-3000
Site: fullmann.com.br
Informações do Autor
Claudiney Fullmann
Acadêmico da APEL / Academia Paulista Evangélica de Letras. Engenheiro Industrial formado pela FEI, pós-graduado no BTE de Paris, especializado na Europa, nos Estados Unidos e no Japão em Qualidade, Produtividade e Desenvolvimento de Executivos, PhD pela Florida Christian University em Business Administration, Conselheiro de Administração pelo IBGC. Professor da FEI, MAUÁ, PDG, FGV, HSM, BSP e convidado do INSPER. Profissional com ampla vivência nas áreas industrial e administrativa, em renomadas empresas nacionais e multinacionais, destacando-se: Gerente Industrial da Tèlèmècanique, Gerente de Engenharia Industrial das Indústrias Villares – Elevadores Atlas, Gerente de Sistemas de Movimento do Metrô de São Paulo, Diretor de Expansões e Diretor de Coordenação de Projetos da Dedini, Vice-Presidente e Gerente Geral da General Electric do Brasil – Divisão de Equipamentos Pesados, Fundador e Presidente da Educator Consultoria e Editora. Foi um dos 400 líderes da equipe mundial de Jack Welch e membro de conselhos de administração da empresa ETS – Electronic Test Systems e do Hospital Carlos Chagas. Ao longo de sua carreira tem se mantido atualizado nos campos acadêmicos e empresariais, dedicando-se a programas de educação continuada no Brasil e no exterior, por meio de cursos, seminários e congressos, tanto como participante, quanto como palestrante. Dedica-se à produtividade, planejamento estratégico, desenvolvimento de pessoas e mentoria. Palestrante e Consultor em Estratégias Empresariais, mentor de executivos (francês, espanhol e inglês). Organizador e chefe de Missões de Estudo à Europa, aos Estados Unidos, ao Japão e à Coréia. Autor dos livros “O Trabalho – Mais Resultado com Menos Esforço/Custo – Os passos para a Produtividade” e “Produção Dinâmica na Logística – O Fluxo de Satisfação do Cliente”. Tradutor e editor de vários livros de sucesso como o best sellers “A Meta”, O Motor da Liderança, Gente – O Fator Humano, Controle seu Destino antes que Alguém o Faça, Mexendo com a Cabeça de seu Cliente, entre outros.
fullmann@aeducator.com.br
Direitos Autorais
O conteúdo deste artigo é de inteira propriedade do “Autor”, e seus respectivos direitos autorais são protegidos pela Lei 9.610 de 19.02.1998. Qualquer uso, divulgação, cópia ou disseminação de todo ou parte deste material sem a citação da fonte, são expressamente proibidos.
Responsabilidades Autorais
Adicionalmente além dos direitos da posse do conteúdo, também incide sobre o “Autor” os deveres e responsabilidades sobre sua criação de conteúdo. Este artigo é de inteira responsabilidade do “Autor” e pode não refletir necessariamente a linha educacional, conceitual, ideológica ou programática da SBTD – Sociedade Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento.
Key Words
• Gestão de Pessoas
• Liderança Situacional
• Princípios
• Propósito
• Valores