No último ano, ocorreram muitas mudanças significativas em nossas vidas.
Fomos convidados a repensar em rupturas, perdas e como ressignificar muitos assuntos pessoais e profissionais.
Hoje, falaremos sobre uma competência importante e que começou a ser mais comentada e trabalhada a partir de março de 2020.
Você sabe o que é adaptabilidade?
É a capacidade de se adaptar a cenários incertos, em constante evolução e ter aptidão para se atualizar continuamente.
Vivemos no mundo VUCA – volatily, uncertainty, complexity e ambiguity. O mundo é volátil, incerto, complexo e ambíguo.
Recentemente, começamos a ouvir falar do mundo BANI – brittle, anxious, non-linear e incomprehensible.
As pessoas estão mais frágeis, ansiosas, nada é linear e muitos assuntos são complexos.
Não é fácil conviver com as incertezas quanto ao futuro, mas temos a convicção que as mudanças chegarão.
Diante desse cenário, podemos ter algumas reações como: medo, questionamentos e resistência para aceitar o novo.
A adaptabilidade é uma soft skill imprescindível para o sucesso profissional, sobrevivência, satisfação e nos faz aprender a enfrentar desafios e enxergar os pontos positivos.
Como a adaptabilidade pode contribuir na vida profissional?
A flexibilidade e adaptabilidade são soft skills muito valorizadas no cenário corporativo.
É valido observar que o mundo passa por transformações em todos os sentidos, em especial a era digital.
O mundo do trabalho foi impactado por mudanças irreversíveis na comunicação e nos relacionamentos interpessoais.
Já faz alguns anos que alguns pesquisadores começaram a estudar o tema QA – quociente de adaptabilidade.
O QA mede o nível de adaptabilidade de qualquer profissional em situação de divergência, conflitos e de resolução de problemas difíceis.
Vale citar alguns itens relevantes para a obtenção da adaptabilidade: curiosidade, coragem e resiliência.
A curiosidade descobre assuntos novos e criativos.
A coragem nos capacita para superar os medos e situações difíceis.
A resiliência nos dá munição para dominar as crises e dificuldades, sem perder a essência.
O mundo em movimento
A globalização, a era digital e a pandemia trouxeram transformações tecnológicas e culturais. Começamos a observar a flexibilização de regras e formas de trabalho.
Em um passado não tão longínquo, a maioria das empresas trabalhava no sistema CLT, com carteira assinada, horário fixo e ambiente formal, mas, atualmente, temos um conjunto de possibilidades (home office, híbrido e trabalho remoto).
Assim, ressaltamos muitas mudanças: algoritmos, big data, inteligência artificial, chatbot, entre outras.
Resumidamente, os profissionais estão em processo de reinvenção todos os dias. São desafios em todas as áreas e a adaptabilidade é o plano de fundo de tudo isso.
Adaptabilidade na carreira
Nesse contexto, percebe-se que a adaptabilidade proporciona novas oportunidades, melhora o relacionamento interpessoal e contribui para o desenvolvimento de qualquer pessoa.
Ressalta-se que é necessário que todos os profissionais, incluindo os de secretariado se adaptem e lapidem suas competências técnicas e comportamentais.
Diante do exposto, conclui-se que pessoas curiosas, flexíveis e criativas conseguem ter uma adaptabilidade mais abrangente. Elas superam as crenças limitantes, constroem uma carreira próspera e consistente, buscam novos desafios, trabalham bem com as emoções, evitam a zona de conforto e estão sempre buscando conhecimento. Enfim, transformam adversidades em oportunidades e mantém o otimismo.
Agora que você já leu um pouco sobre essa soft skill, que tal responder uma pergunta…
Você é uma pessoa adaptável?
Informações do Autor
Walkiria Almeida
Mestre em administração com concentração em Gestão Internacional pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Mais de 30 anos de experiência como secretária executiva de presidência e diretoria. Palestrante nacional e internacional (1º Fórum Internacional de Secretariado, em Moçambique). Docente na FMU, no curso de Secretariado Trilíngue. Diretora da WA – Educação Corporativa. Facilitadora de cursos na Consultre. Coordenadora, autora e coautora de algumas obras: Competências dos profissionais de secretariado em diferentes empresas (2017); Recepção, atendimento e técnicas secretariais (2020); Excelência no secretariado (2013/2021); O futuro do secretariado: educação e profissionalismo (2019); Meu Cliente subiu no telhado… E agora? (2021); As incríveis: histórias de mulheres que deram a volta por cima e fizeram acontecer (2022); Donas da P*** toda (livro escrito por 107 mulheres empoderadas – 2022) esses cinco últimos publicados pela Literare Books.
Prêmios recebidos:
Direitos Autorais
O conteúdo deste artigo é de inteira propriedade do “Autor”, e seus respectivos direitos autorais são protegidos pela Lei 9.610 de 19.02.1998. Qualquer uso, divulgação, cópia ou disseminação de todo ou parte deste material sem a citação da fonte, são expressamente proibidos.
Responsabilidades Autorais
Adicionalmente além dos direitos da posse do conteúdo, também incide sobre o “Autor” os deveres e responsabilidades sobre sua criação de conteúdo. Este artigo é de inteira responsabilidade do “Autor” e pode não refletir necessariamente a linha educacional, conceitual, ideológica ou programática da SBTD – Sociedade Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento.
Key Words
• Adaptabilidade
• BANI / VUCA
• Carreira
• Competência (Competências)
• Secretariado (Secretária, Secretário)