– “Dá vontade de esganar… Não dá! Não acerta, por mais que se mostrem os erros…”
Já vimos esta cena; muito ódio exteriorizado por chefes que, por meio de cobranças, querem que seus subordinados façam suas tarefas corretamente.
Erros não são aceitáveis; mas a maneira de corrigi-los faz toda diferença nos resultados futuros. Pessoas normais não acordam pensando: “hoje vou errar”. Erros são acidentais; acontecem sem ser planejados. Entretanto, sempre existem riscos associados às atividades praticadas. Prever riscos faz parte de nosso bom senso. Até nas orações exortamos “não nos deixei cair em tentação, mas livrai-nos do mal”… Conhecer as causas, ou motivos dos erros, permite aos líderes agirem com um ponto de vista educativo, aproveitando o momento para desenvolvimento global.
Basicamente, as pessoas erram por três motivos:
Falta de Atenção
• Não estão levando o trabalho a sério
• Não estão preocupados com os resultados de seu trabalho
• Não estão se concentrando naquilo que estão fazendo
Falta de Conhecimento
• Não sabem exatamente o que devem fazer
• Não sabem o suficiente sobre o que estão fazendo
• Não sabem como fazer
Falta de Vontade
• Não têm interesse naquilo que fazem
• Desconhecem o valor de seu trabalho
• Acomodação no trabalho diário
Para cada situação haverá providências pertinentes, com mínimo desgaste. O problema, e suas consequências, já aconteceram; precisamos evitar a recorrência preservando o clima de satisfação geral.
Os erros devem ser corrigidos, mas com amor. Pessoas de bom caráter já sofrem o suficiente quando erram; não precisam de mais críticas ou reprimendas. Ajude-as a entender as causas do erro e a corrigir atitudes.
“Não terás no teu coração ódio pelo teu irmão. Deves repreender o teu compatriota, e assim não terás a culpa do pecado.” Lev 19:17.
Quando você substitui o ódio pelo amor e a raiva pela bondade, você se sente mais próximo de Deus e percebe que tem mais paz em sua vida.
A sociedade atual está sofrendo uma inversão de valores. Perdeu-se a noção do certo/errado e todos saem perdendo nesse descompasso. Vamos mudar essa realidade! Quem ama educa! Educar seus liderados e filhos não significa aceitar erros e más condutas; Os líderes são os responsáveis pelos comportamentos futuros de nossa gente.
“E Jesus falou sobre esse assunto de maneira clara. Mas Pedro, chamando-o em particular, começou a censurá-lo energicamente. Entretanto, Jesus voltou-se, olhou para seus discípulos e repreendeu severamente a Pedro, exclamando: ‘Retira-te de diante de mim, Satanás; porque não compreende as coisas que são de Deus, mas as que são dos homens’”. Marcos 8:32
Os líderes eficazes devem se comprometer, de maneira autêntica, na missão de liderar outras pessoas e formar novos líderes, como fez Jesus com seus discípulos.
“Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo” (Mateus 22:37–39).
É necessário estabelecer um clima para mudança assegurando uma visão poderosa sobre o que se busca construir a médio/longo prazos. Para formar a equipe, o líder deve envolver-se pessoalmente, comunicar continuamente a visão e os valores por meio de palavras e ações.
Criar um diálogo aberto para motivar as pessoas e ajudá-las a moverem-se em direção a seus ideais é o propósito dos bons líderes. Ampliar a visão e objetivo de vida de cada membro de sua equipe é um legado inestimável do líder.
Durante sua rápida passagem pela terra, Jesus usou várias oportunidades para ensinar — muitas vezes por meio de parábolas, por meio de Suas ações — quando Ele encontrou leprosos, homens ricos, a mulher na fonte e os fariseus. Ele ensinou em reuniões religiosas e sociais, ensinou entre os aflitos ao curá-los, ensinou entre os poderosos ao repreendê-los e ensinou entre os pecadores ao perdoá-los.
O melhor crescimento das empresas acontece com o crescimento das equipes que, por sua vez, depende do crescimento de seus indivíduos. O momento é oportuno para catalisar mudanças essenciais à empresa.
O líder inspirado por Jesus atua como facilitador, gerando aprendizagem e estimulando assunção de responsabilidade. Incentiva pessoas à reflexão por meio de perguntas estimulantes, potencializa o poder pessoal abrindo espaço para atuação e liberação da criatividade.
“Irmãos, se alguém for surpreendido em algum pecado, vós que sois espirituais, deveis restaurar essa pessoa com espírito de humildade. Todavia, cuida de ti mesmo, para que não sejas igualmente tentado”, Gálatas 6:1
Em seus momentos de reflexão, lembre-se: O amor tudo constrói! O amor flui dentro de uma equipe liderada de maneira eficaz. Escolha o momento adequado para servir. “Como posso ajuda-lo” é uma postura amorosa que gera ações por estímulos positivos. Esse “como” é um processo evolutivo: envolve diagnósticos e prognósticos que mudem as realidades.
“E já está próximo o fim de todas as coisas; portanto sede sóbrios e vigiai em oração. Mas, sobretudo, tende ardente caridade uns para com os outros; porque a caridade cobrirá a multidão de pecados.” I Pedro 4:7-8.
Na caridade não há temor, antes a perfeita caridade lança fora o temor; porque o temor tem consigo a pena, e o que teme não é perfeito em caridade.
“Ao servo do Senhor não convém discutir, mas sim, ser amável para com todos, capacitado para ensinar, paciente. Deves saber corrigir com mansidão os que se te opõem, na expectativa de que Deus lhes conceda o arrependimento, conduzindo-os ao pleno conhecimento da verdade, para que dessa maneira retornem ao bom senso e se livrem da armadilha do Diabo, que os capturou, a fim de agirem conforme a sua vontade.” 2 Timóteo 2:25
Que o amor de Cristo esteja enraizado em vocês! Sigam o modelo de relacionamento entre chefes e servos contido na Bíblia em Efésios 6:5-9.
A liderança tem que ser um processo de conduzir seus liderados pelo exemplo de atitudes e amor.
“Mas dirá alguém: Tu tens a fé e eu tenho as obras: mostra-me a tua fé sem as tuas obras e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras” (Tiago 2:18).
Informações do Autor
Claudiney Fullmann
Acadêmico da APEL / Academia Paulista Evangélica de Letras.
Engenheiro Industrial formado pela FEI, pós-graduado no BTE de Paris, especializado na Europa, nos Estados Unidos e no Japão em Qualidade, Produtividade e Desenvolvimento de Executivos, PhD pela Florida Christian University em Business Administration, Conselheiro de Administração pelo IBGC. Professor da FEI, MAUÁ, PDG, FGV, HSM, BSP e convidado do INSPER. Profissional com ampla vivência nas áreas industrial e administrativa, em renomadas empresas nacionais e multinacionais, destacando-se: Gerente Industrial da Tèlèmècanique, Gerente de Engenharia Industrial das Indústrias Villares – Elevadores Atlas, Gerente de Sistemas de Movimento do Metrô de São Paulo, Diretor de Expansões e Diretor de Coordenação de Projetos da Dedini, Vice-Presidente e Gerente Geral da General Electric do Brasil – Divisão de Equipamentos Pesados, Fundador e Presidente da Educator Consultoria e Editora. Foi um dos 400 líderes da equipe mundial de Jack Welch e membro de conselhos de administração da empresa ETS – Electronic Test Systems e do Hospital Carlos Chagas. Ao longo de sua carreira tem se mantido atualizado nos campos acadêmicos e empresariais, dedicando-se a programas de educação continuada no Brasil e no exterior, por meio de cursos, seminários e congressos, tanto como participante, quanto como palestrante. Dedica-se à produtividade, planejamento estratégico, desenvolvimento de pessoas e mentoria. Palestrante e Consultor em Estratégias Empresariais, mentor de executivos (francês, espanhol e inglês). Organizador e chefe de Missões de Estudo à Europa, aos Estados Unidos, ao Japão e à Coréia. Autor dos livros “O Trabalho – Mais Resultado com Menos Esforço/Custo – Os passos para a Produtividade” e “Produção Dinâmica na Logística – O Fluxo de Satisfação do Cliente”. Tradutor e editor de vários livros de sucesso como o best sellers “A Meta”, O Motor da Liderança, Gente – O Fator Humano, Controle seu Destino antes que Alguém o Faça, Mexendo com a Cabeça de seu Cliente, entre outros. fullmann@aeducator.com.br
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