Nesse mercado instável, com mudanças contínuas, torna-se necessário que os profissionais busquem, cada vez mais, qualificação e se preparem para uma competitividade avassaladora, buscando alternativas para o seu desenvolvimento. O profissional de secretariado evoluiu e se desenvolveu muito ao longo de uma trajetória de lutas e conquistas, incluindo a globalização e a revolução tecnológica. O perfil desse profissional mudou e, hoje, observa-se que ele atua como cogestor, empreendedor e consultor, trabalhando o operacional, mas com foco no resultado.
Quais as competências que você já desenvolve? Vamos falar um pouco sobre esse assunto.
É válido observar que muitas empresas avaliam seus profissionais por meio das competências desenvolvidas na sua rotina diária.
Os estudos sobre carreira e gestão de pessoas mostram que algumas empresas estão admitindo, promovendo e demitindo por competências. A área de Recursos Humanos tem utilizado avaliação de competências como ferramenta para os processos seletivos.
Nesse contexto, gestão por competências é um modelo que tem contribuído significativamente no cenário empresarial por meio da remuneração dos profissionais e a retenção de talentos. Mas mesmo com alguns avanços no assunto, ainda existem dificuldades operacionais para a implantação dessa atividade.
Ressalta-se que as competências individuais adquiridas e desenvolvidas pelos profissionais de secretariado devem agregar valor econômico para as organizações. Percebe-se que em alguns estudos, as competências individuais em conjunto com as organizacionais oferecem um resultado surpreendente às empresas.
Observa-se que a velocidade exigida pelo mundo dos negócios afeta diretamente os profissionais que precisam desenvolver competências individuais de acordo com as organizacionais. Tais competências se comunicam o tempo todo dentro desse cenário dinâmico.
Atualmente, o profissional é responsável pela sua carreira, deve desenvolver competências individuais e permanecer competitivo para o mercado de trabalho.
Em 2005, a partir da Resolução no3, o MEC divulgou uma relação de competências do secretariado, que na época estavam de acordo com as necessidades das empresas brasileiras e com o envolvimento e o comprometimento desse profissional. Após dezoito anos, percebe-se que ocorreram mudanças significativas no cenário político e econômico, mas uma grande parte dessas competências ainda são desenvolvidas por essa categoria.
Evidencia-se que muitos profissionais não têm conhecimento das competências designadas pelo MEC e por esse motivo relaciona-se abaixo.
1 – Capacidade de Articulação, de acordo com os níveis de competência fixados pelas organizações;
2 – Visão generalista das organizações.
3 – Exercício de funções gerenciais: planejamento, organização, controle e direção.
4 – Utilização de raciocínio lógico, crítico e analítico.
5 – Habilidade para lidar com modelos inovadores de gestão.
6 – Domínio dos recursos de expressão e comunicação.
7 – Receptividade e liderança para o trabalho em
8 – Adoção de meios alternativos relacionados com a qualidade e produtividade de serviços.
9 – Gerenciamento de Informações.
10 – Gestão e Assessoria
11 – Capacidade de maximização e otimização dos recursos tecnológicos.
12 – Eficaz utilização das técnicas
13 – Iniciativa, criatividade, determinação, vontade de aprender, abertura às mudanças, consciência das implicações e responsabilidades éticas do seu exercício
O que você tem feito para desenvolver competências relevantes para o seu trabalho?
Informações do Autor
Walkiria Almeida
Mestre em administração com concentração em Gestão Internacional pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Mais de 30 anos de experiência como secretária executiva de presidência e diretoria. Palestrante nacional e internacional (1º Fórum Internacional de Secretariado, em Moçambique). Docente na FMU, no curso de Secretariado Trilíngue. Diretora da WA – Educação Corporativa. Facilitadora de cursos na Consultre. Coordenadora, autora e coautora de algumas obras: Competências dos profissionais de secretariado em diferentes empresas (2017); Recepção, atendimento e técnicas secretariais (2020); Excelência no secretariado (2013/2021); O futuro do secretariado: educação e profissionalismo (2019); Meu Cliente subiu no telhado… E agora? (2021); As incríveis: histórias de mulheres que deram a volta por cima e fizeram acontecer (2022); Donas da P*** toda (livro escrito por 107 mulheres empoderadas – 2022) esses cinco últimos publicados pela Literare Books.
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Key Words
– Assessoria Administrativa
– Carreira
– Competência (Competências)
– Competitividade
– Secretariado (Secretária, Secretário)